havoc

 

História


Nos meados dos anos 60 Charles Nelson criou, sem saber ainda, o Paintball.

Tudo começou com a sua empresa, a “Nelson Paint Company”, fundada em 1940 por Charles e Evan Nelson. Eles patentearam inúmeros aparatos que os guardas florestais usavam para marcar madeira com tinta. Um deles era uma estranha pistola de spray de tinta. Mas o paintball foi "inventado" graças ao Serviço Florestal dos EEUU que encomendou à “Nelson Paint Company” um equipamento marcador de tinta confiável para uso à distância. O problema era que as árvores às vezes estavam depois de um córrego ou de mata densa. A idéia das bolas de tinta era que poderiam ser disparadas pelas obstruções do caminho e também uma bola de tinta disparada de um equipamento marcador de tinta teria um alcance bem maior que o de uma pistola de spray. Fazendeiros poderiam também usar as bolas para marcar gado da mesma forma. Charles Nelson matutou sobre essa ideia e inventou um projétil de tinta que pudesse ser disparado de uma arma de pressão. O projétil foi criado injetando-se tinta dentro de cápsulas de gelatina normalmente usadas como drágeas de um remédio para cavalos.

A empresa de Nelson então fez uma parceria com a Crossman para projetar uma pistola para disparar essas “bolas de tinta”, mas após 4 anos de produção com vendas fracas, a Crossman não achou vantajoso financeiramente continuar com a produção. Nelson procurou então a empresa Daisy, fabricante de “arminhas de chumbinho” para fabricar uma pistola de paintball. Por não ser o proprietário do projeto da Crossman 707, Nelson não podia simplesmente passar o desenho para o outro fabricante e um novo projeto teve de ser pensado. Foi o que a Daisy fez criando a Daisy Splotchmarker, que ficou famosa como a atual notória Nel-Spot 007. Marcador que foi usado no primeiro jogo de paintball em junho de 1981.

As bolinhas de paintball também começaram a ser produzidas em massa. Com contrato com a empresa Nelson, a RP Scherer produziu bolinhas com tintas a base de óleo para os equipamentos marcadores de tinta.

Maio de 1976 ou 1977 – Foi nesse mês que Hayes Noel e Charles Gaines estavam bebendo gim e conversando quando pensaram que poderia ser divertido começar algum tipo de jogo de abordagem (no sentido policial ou militar) como um desafio para seus amigos. Eles imaginaram se serem capazes de sobreviver na floresta é um produto do ambiente ou instinto puro. George Butler viu uma Nel-Spot num catálogo rural. Bob Guernsey e Hayes Noel escreveram as regras para aquele primeiro jogo

Maio de 1981 - O Paintball começa em Henniker, New Hampshire. Os principais criadores, Bob Gurnsey, Hayes Noel e Charles Gaines discutiram a idéia de finalmente fazer o jogo deles. A discussão durou anos. O marcador Nel-Spot foi testado num voluntário, Shelby, filho de Charles, que disse que não machucava muito.

27 de junho de 1981 – O primeiro jogo: 12 jogadores competindo uns contra os outros com as Nel-Spot 007s. O jogo era o “pegue a bandeira” em uma área no campo de 80 acres. Havia 4 bases de bandeira, cada uma com 12 bandeiras da mesma cor, uma para cada jogador. Às 10 da manhã o jogo com os jogadores dispostos eqüidistantes em torno do campo, e cada base de bandeira tinha um juiz com um apito. 

1983 – O primeiro campeonato nacional NSG aconteceu em Grantham, New Hampshire numa fazenda no interior chamada Gray Ledges onde também fica o restaurante de mesmo nome. Apesar do título, foi na realidade um campeonato internacional. Dos oito times de 12 jogadores cada, dois eram do Canadá, um de Ontário e outro de Vancouver.

Junho de 1983 - Lionel Atwill, um dos 12 jogadores originais escreve “The Official Survival Game Manual”, a primeira publicação de Paintball.

1983/1984 - Foi lançada a Constant air – CA, na verdade o que hoje chamamos de cilindro (até então só usavam-se os cilindrinhos de CO2 de 12g).


Hoje, após muita evolução dos equipamentos e regras, o esporte praticado em campos especializados, tem em resumo 2 estilos, o Mata-Mata e Captura de Bandeira.

Sempre dividindo o grupo em equipes, no estilo Mata-Mata o objetivo é eliminar toda a equipe adversária, e no estilo Captura de Bandeira, ganha a equipe que capturar a bandeira do time adversário.

Regras são passadas para os grupos no campo antes dos jogos, mas em resumo, os participantes devem jogar, ou competir, tentando atingir o adversário com uma bola de tinta a fim de eliminá-lo da partida e alcançar o objetivo do jogo.

SEMPRE UTILIZANDO EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA APROPRIADOS PARA O ESPORTE E COM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL.